Plágio é uma cópia.
Ele ocorre quando há a apropriação indevida de um conteúdo criado por outra pessoa e apresentado como criação pessoal. Outra forma de ocorrer plágio é quando não há a citação do autor como sendo o criador.
É uma prática desonesta, antiética e também criminosa. O termo também pode ser encontrado como “roubo de propriedade intelectual”, sendo acompanhado por critérios de direitos autorais.
Direitos autorais é um termo jurídico, que assegura a proteção de obras artísticas, literárias e ideias para que seja defendido o conceito original e o desenvolvimento de criatividade e inovação.
Empresas que investem em Marketing de Conteúdo, por exemplo, devem ficar atentas ao que é considerado plágio para não sofrerem sanções jurídicas e perda de autoridade no seu segmento.
Os plágios não acontecem da mesma forma. Conheça as diferenças a seguir:
É o mais grave. Ocorre quando há uma cópia direta de um conteúdo que é assinado como sendo próprio.
O plágio indireto é uma cópia parcial. Ocorre quando há uma reprodução de algumas partes de determinado conteúdo, mesclada com a utilização de outras palavras.
Pode ser mais difícil de ser identificado, mas também gera consequências graves. Por isso, não esqueça de citar a fonte!
Mesmo que determinado conteúdo esteja em outro idioma, divulgar a tradução como sendo um texto inédito é errado e também está sujeito à penalização.
Com o plágio, além de ter a imagem da marca manchada por algo incorreto, há uma perda de credibilidade, o que afeta a busca orgânica de determinado conteúdo.
O Google usa a ferramenta Panda Update, que busca sites conhecidos como “fazendas de conteúdo”.
Esses sites publicam artigos de todos os assuntos para SEO a partir da replicação de outros materiais já produzidos.
O Google aplica uma penalização nesse tipo de site que não possui criação própria.
Assim, tenha em mente as condições que indicam o que é considerado plágio e as evite!
É normal buscar referências para produzir conteúdos. Mas isso não significa que elas possam ser copiadas!
Caso haja a citação de algum material desenvolvido por outrem, dê os créditos necessários a quem o criou.
O reconhecimento do autor é a melhor saída para esse caso.
Em algumas plataformas, pode-se colocar, por exemplo, links que direcionam o leitor para o conteúdo original.
Outra forma bastante utilizada para que se reconheça frases de outros autores é a utilização de aspas no texto.
fonte :universodenegocios
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