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Propósito levou à criação da Linus, marca de sandálias 100% recicláveis

12 Outubro 2021

A empreendedora Isabela Chusid criou a marca  Linus aos 23 anos, aliando conforto, sustentabilidade e design.

A empresa cresceu 700% durante a pandemia

Isabela Chusid sentia falta de trabalhar com propósito. Depois de integrar a equipe comercial de grandes multinacionais, decidiu pedir demissão e investir naquilo que a movia: a sustentabilidade. Só não sabia como nem por onde começar. Aos 23 anos, criou a Linus, marca de sandálias sustentáveis 100% recicláveis, após usar a própria dor – literalmente, ela sofre de uma condição ligamentar nos pés – como inspiração. Menos de três anos depois, a marca cresceu 700% durante a pandemia, graças a uma maior busca por conforto que levou ao boom das sandálias slippers (até Kanye West lançou um modelo pela Yeezy, sua parceria com a Adidas). “Temos um produto versátil, que pode ser usado dentro ou fora de casa”, diz a empreendedora. No mês passado, as sandálias da Linus estavam nos pés das modelos do desfile de Carlton Jones, na Semana de Moda de Nova York.

Isabela não tinha o desejo de empreender e seguir os passos do avô, do pai e do irmão. Antes de criar a Linus, ela estagiou em empresas multinacionais dos Estados Unidos e do Brasil, com foco na área comercial, enquanto cursava Administração de Empresas na FGV (Fundação Getulio Vargas). Prestes a se formar, entrou no programa de trainee da Red Bull, também na área comercial, apesar de ter aplicado inicialmente para o marketing da empresa. “Eu achava que era tudo o que eu queria, que iria construir carreira em uma empresa gigante, de lifestyle, que tinha tudo a ver comigo”, relembra.

Mas ela sentia falta de propósito. Decidiu fazer um curso de redação publicitária porque sempre gostou de exercitar o lado criativo e começou a fazer sessões de coaching. Logo no início, o mentor a aconselhou a deixar o emprego e usar o ócio criativo para buscar inspiração. Reconhecendo seus privilégios, que a permitiram viver confortavelmente sem um emprego fixo, Isabela se reencontrou com uma versão dela adormecida. “Já tinha passado pela indústria química e de bens de consumo, já tinha trabalhado para empresas nacionais e internacionais. Percebi que tinha chegado a hora de empreender. Nunca tive o desejo, mas estava no sangue”, afirma.

O conforto, a atemporalidade e a sustentabilidade formam a trinca que levou a Linus a crescer 700% durante a pandemia. A projeção é de quadruplicar o faturamento em 2021. Isabela afirma que notou crescimento na procura porque o consumidor começou a se preocupar mais com a questão ambiental, ao mesmo tempo em que buscava por praticidade. “Hoje, a Linus é uma love brand. As pessoas são embaixadoras da marca. Geramos identificação pelo nosso propósito.”

A equipe, que começou formada apenas por funcionários freelancers para cuidar das redes sociais, agora já conta com 15 pessoas. “Nascemos de um modelo enxuto, rodando com capital próprio desde o início, sem investimentos. Para isso acontecer de forma orgânica e sustentável, precisamos nos manter o mais enxutos possível para remunerar corretamente todas as etapas da cadeia e oferecer produtos com valor acessível”, pontua.

O time Linus é composto, em sua maioria, por mulheres – são apenas dois homens na equipe. A empreendedora afirma que não buscou por isso, suas escolhas se deram de forma natural pelas situações que passou quando começou a empreender. “Enquanto mulher jovem, eu não me sentia respeitada. Tinha que me preocupar com como me vestia para não parecer que estava abrindo brecha e, mesmo assim, ultrapassaram a barreira do profissional e pessoal. Tive que construir uma casca, um tom masculino para ser respeitada, até na forma de falar”, diz. “Estou aprendendo na prática e também quero ajudar outras mulheres a se desenvolverem para termos mais mulheres líderes, porque, enquanto os homens forem maioria, vamos continuar precisando deixar de ser nós mesmas para nos sentirmos respeitadas.”

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fonte: forbes

 

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