• Blog
  • Propósito levou à criação da Linus, marca de sandálias 100% recicláveis

Propósito levou à criação da Linus, marca de sandálias 100% recicláveis

12 Outubro 2021

A empreendedora Isabela Chusid criou a marca  Linus aos 23 anos, aliando conforto, sustentabilidade e design.

A empresa cresceu 700% durante a pandemia

Isabela Chusid sentia falta de trabalhar com propósito. Depois de integrar a equipe comercial de grandes multinacionais, decidiu pedir demissão e investir naquilo que a movia: a sustentabilidade. Só não sabia como nem por onde começar. Aos 23 anos, criou a Linus, marca de sandálias sustentáveis 100% recicláveis, após usar a própria dor – literalmente, ela sofre de uma condição ligamentar nos pés – como inspiração. Menos de três anos depois, a marca cresceu 700% durante a pandemia, graças a uma maior busca por conforto que levou ao boom das sandálias slippers (até Kanye West lançou um modelo pela Yeezy, sua parceria com a Adidas). “Temos um produto versátil, que pode ser usado dentro ou fora de casa”, diz a empreendedora. No mês passado, as sandálias da Linus estavam nos pés das modelos do desfile de Carlton Jones, na Semana de Moda de Nova York.

Isabela não tinha o desejo de empreender e seguir os passos do avô, do pai e do irmão. Antes de criar a Linus, ela estagiou em empresas multinacionais dos Estados Unidos e do Brasil, com foco na área comercial, enquanto cursava Administração de Empresas na FGV (Fundação Getulio Vargas). Prestes a se formar, entrou no programa de trainee da Red Bull, também na área comercial, apesar de ter aplicado inicialmente para o marketing da empresa. “Eu achava que era tudo o que eu queria, que iria construir carreira em uma empresa gigante, de lifestyle, que tinha tudo a ver comigo”, relembra.

Mas ela sentia falta de propósito. Decidiu fazer um curso de redação publicitária porque sempre gostou de exercitar o lado criativo e começou a fazer sessões de coaching. Logo no início, o mentor a aconselhou a deixar o emprego e usar o ócio criativo para buscar inspiração. Reconhecendo seus privilégios, que a permitiram viver confortavelmente sem um emprego fixo, Isabela se reencontrou com uma versão dela adormecida. “Já tinha passado pela indústria química e de bens de consumo, já tinha trabalhado para empresas nacionais e internacionais. Percebi que tinha chegado a hora de empreender. Nunca tive o desejo, mas estava no sangue”, afirma.

O conforto, a atemporalidade e a sustentabilidade formam a trinca que levou a Linus a crescer 700% durante a pandemia. A projeção é de quadruplicar o faturamento em 2021. Isabela afirma que notou crescimento na procura porque o consumidor começou a se preocupar mais com a questão ambiental, ao mesmo tempo em que buscava por praticidade. “Hoje, a Linus é uma love brand. As pessoas são embaixadoras da marca. Geramos identificação pelo nosso propósito.”

A equipe, que começou formada apenas por funcionários freelancers para cuidar das redes sociais, agora já conta com 15 pessoas. “Nascemos de um modelo enxuto, rodando com capital próprio desde o início, sem investimentos. Para isso acontecer de forma orgânica e sustentável, precisamos nos manter o mais enxutos possível para remunerar corretamente todas as etapas da cadeia e oferecer produtos com valor acessível”, pontua.

O time Linus é composto, em sua maioria, por mulheres – são apenas dois homens na equipe. A empreendedora afirma que não buscou por isso, suas escolhas se deram de forma natural pelas situações que passou quando começou a empreender. “Enquanto mulher jovem, eu não me sentia respeitada. Tinha que me preocupar com como me vestia para não parecer que estava abrindo brecha e, mesmo assim, ultrapassaram a barreira do profissional e pessoal. Tive que construir uma casca, um tom masculino para ser respeitada, até na forma de falar”, diz. “Estou aprendendo na prática e também quero ajudar outras mulheres a se desenvolverem para termos mais mulheres líderes, porque, enquanto os homens forem maioria, vamos continuar precisando deixar de ser nós mesmas para nos sentirmos respeitadas.”

Analista da Femap apresenta plano detalhado para começar a construir uma Marca   utilizando a Busca de Dados e  Valores. Inscreva-se grátis.

 

 

fonte: forbes

 

Telefones

11 2675-2220 / 11 2096-4961

Whatsapp

11 91780-9192 \ 91765-7653

FEMAP © 2023 Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Contato via Whatsapp
Close and go back to page