• Blog
  • Bordão que vira marca não pode ser usado mais como .Haja Coração , Me ajuda aí !

Bordão que vira marca não pode ser usado mais como .Haja Coração , Me ajuda aí !

08 Novembro 2021

'Haja coração', 'Me ajuda aí': bordão que vira marca não pode ser usado.

Quando se fala em marcas registradas, todos pensam nas grandes empresas conhecidas mundialmente. Se forem copiadas, há problemas legais e pagamento de multas. Mas não são apenas as grandes empresas que podem ter marcas associadas aos produtos que vendem. Bordões, nomes, jeito de andar e se vestir podem ser registrados como marca, desde que elas tenham um significado e expressem alguma coisa. E o uso comercial dessas marcas é exclusivo de quem registrou, ninguém mais pode se apropria.

O registro é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que também é responsável pelas patentes no país.

Se você não sabia "haja coração", do narrador Galvão Bueno, é uma marca registrada pela Rede Globo.

Dentro do registro da marca, existem categorias diferentes. "Exemplo: a marca 'haja coração' está classificada como item para publicidade, vestuário e até jóias. Então, se a Globo quiser fazer uma camiseta com a expressão, ela pode. Outros, não", afirma.

Galvão Bueno também tem outra expressão registrada pela TV Globo: "bem, amigos", nome do programa que ele apresenta no SporTV e também frase usada em transmissões esportivas na emissora. Ainda na televisão, o clássico bordão do jornalista Marcelo Rezende (1951-2017) "corta pra mim", que ele dizia durante a exibição do programa Cidade Alerta, na TV Record, é registrado no Inpi pela própria emissora.

O bordão de Rezende era falado quando ele queria que a direção trocasse a imagem que estava no ar. Outra frase de efeito registrada é o "me ajuda aí", do também jornalista José Luiz Datena, apresentador da Band. A marca "me ajuda aí!" é de domínio da TV Record e foi registrada em 2012,durante a passagem meteórica dele pela emissora. Tanto que, hoje, Datena costuma dizer "me ajuda aí, pô", para diferenciar.

Nesses dois casos, os registros impedem que as expressões sejam usadas em títulos de apresentações teatrais, concursos de beleza, jogos online, organização de competições e tudo que é relacionado a mídia (TV, rádio, site).. O "M" do McDonald 's é uma marca registrada. A característica da letra, com arcos amarelos, não pode ser reproduzida em nenhum lugar, nem mesmo se o estabelecimento for de outro tipo, que não de alimentação.

A garrafa da Coca-Cola, que tem um design específico, também é registrada e não pode ser copiada (assim como o nome, mesmo que não seja para bebidas). "Champagne" é uma marca, é um produto só pode ser chamado assim se cumprir uma série de requisitos. A Petrobras é uma marca brasileira registrada.

O logo não pode ser copiado. O "CS" estilizado da marca de chocolates Cacau Show também não pode ser copiado, nem que seja para outra coisa que não chocolate ou alimentação.

Telefones

11 2675-2220 / 11 2096-4961

Whatsapp

11 91780-9192 \ 91765-7653

FEMAP © 2023 Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Contato via Whatsapp
Close and go back to page