• Blog
  • A Rede Riachuelo inaugura loja sustentável e expande ideia da marca .

A Rede Riachuelo inaugura loja sustentável e expande ideia da marca .

29 Novembro 2021

A Riachuelo inaugura a nova loja modelo com atributos mais sustentáveis, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O movimento é um marco para a varejista que, desde 2015, vem desenvolvendo iniciativas para idealizar lojas cada vez mais sustentáveis.

Intitulada como a “Loja do Amanhã”, a Riachuelo Jacarepaguá é a 13ª loja com adoção de forro técnico, que auxilia na redução da reverberação acústica, e uso de tintas à base d’água com menos emissão de poluentes, compostos orgânicos voláteis e com elementos que remetem à biofilia.

Focada em garantir uma redução de água, o projeto faz uso de bacias com caixa acoplada e uso de temporizadores nos mictórios e torneiras, que garante 40% a menos de consumo.

Para a iluminação, a Riachuelo fez uso de tecnologia LED que fornece uma redução de até 60% de energia, além de resultar na maior qualidade do ambiente, promove saúde e bem-estar aos colaboradores e clientes.

Ainda no quesito energia, a loja já nasce com recursos 100% proveniente de fontes renováveis, visando menor impacto ambiental, garantido por meio da aquisição do Mercado Livre de Energia.

Vale ressaltar que, em 2020, 48% do consumo total de energia da Riachuelo foi proveniente de fontes renováveis, por meio da aquisição de energia incentivada no Mercado Livre de Energia.

Alinhado aos valores da empresa em propor cada vez mais iniciativas de Diversidade e Inclusão, os provadores da loja Jacarepaguá são sem gênero com divisórias do pé direito ao chão para garantir privacidade, conceito adotado em todas as lojas inauguradas desde 2019.

Economia Circular

A Riachuelo recebe o programa da varejista de economia circular. Em parceria com a Liga Solidária e Cáritas Brasileira, a Riachuelo disponibiliza coletores para recolher peças de roupas usadas e dar um novo destino a elas.

O programa gera empregos e renda além de beneficiar 13 mil crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social, atendidos pela entidade sem fins lucrativos.

Assim, 56% das peças recolhidas em loja são vendidas nos bazares da Liga e alimentam seus projetos, outros 31% são doados pela entidade para populações vulneráveis e 12% são reciclados, mas não dentro do setor do vestuário. Até o momento, foram coletadas mais de 1 tonelada de roupas.

Produtos Riachuelo mais sustentáveis

A empresa tem trabalhado aumentando a compra de matérias-primas certificadas. Hoje a marca tem um jeans mais sustentável com fibras têxteis mais sustentáveis, energia 100% renovável e com uma redução de até 85% na utilização de químicos.

O jeans, para ser produzido, consome até 90% menos de água em relação aos processos convencionais. Isso só é possível dado pela produção na fábrica em Fortaleza.

A Riachuelo também lançou a coleção Tons da Natureza com peças em acabamentos e matérias-primas de menor impacto ambiental, utilizando fibras mais sustentáveis e tingimento natural.

Processos de produção

Existe uma ETE doméstica que realiza o tratamento biológico dos efluentes domésticos, gerados principalmente nos sanitários e refeitórios; e uma ETE industrial que realiza o tratamento dos efluentes industriais gerados na lavanderia.

Instituto Riachuelo

Em junho deste ano, a Riachuelo criou um Instituto para concentrar as iniciativas da marca no âmbito socioeconômico.

A organização nasce com o propósito de transformar vidas por meio do aprendizado, gerar trabalho e renda, visando o desenvolvimento social e econômico na região do Rio Grande do Norte, berço da marca.

Inicialmente, a organização está estruturada para atender cinco principais pilares: oficinas de costuras, capacitando mais pessoas para atuarem no programa Pró-Sertão; bordado do sertão de Caicó; o artesanato potiguar em peças de cerâmica; e a circularidade das peças na cadeia produtiva por meio de doações.

Além disso, o Instituto também atua com o algodão agroecológico, que tem crescente procura de empresas que desejam trabalhar com matérias-primas mais sustentáveis.

Fonte: adnews 

Telefones

11 2675-2220 / 11 2096-4961

Whatsapp

11 91780-9192 \ 91765-7653

FEMAP © 2023 Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Contato via Whatsapp
Close and go back to page