• Blog
  • O trabalho remoto pode impulsionar a inovação, mostram estudos .

O trabalho remoto pode impulsionar a inovação, mostram estudos .

20 Janeiro 2022

Uma das grandes questões encontradas no ano passado foi como manter a inovação em alta enquanto as pessoas estavam trabalhando virtualmente. 

Agora, dois estudos publicados no MIT Sloan Management Review sugerem que a inovação não foi impedida, e pode até ter sido impulsionada pelo trabalho remoto.

 

“Você pode supor que grandes mudanças na forma como trabalhamos estão afetando muito a criatividade dos negócios, à luz da perda de conexões e interações mais espontâneas”, escreve Leigh Thompson, professor da Northwestern University. “Com base em pesquisas que eu e outros realizamos nas últimas duas décadas, acredito que a mudança para o trabalho remoto realmente tem o potencial de melhorar a criatividade e a ideação do grupo, apesar da diminuição da comunicação pessoal.”

Em um estudo separado publicado no MIT Sloan, uma equipe liderada por Ben Laker, professor da Universidade de Reading, relata que, entre certas empresas voltadas para o futuro, o ritmo da inovação realmente acelerou, levando a melhores resultados para funcionários e clientes. Assim, a mudança maciça para trabalhar de qualquer lugar abriu o caminho para uma maior interação, compartilhamento de informações e inovação.

mulher feliz trabalhando em casa no laptop - trabalho remoto - fotografias e filmes do acervo

 Há uma ressalva que precisa ser feita aqui: o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre as pessoas era um processo desarticulado e problemático muito antes do Covid. Em um estudo com 200 executivos que desenvolvi e escrevi como parte de meu trabalho como analista independente, descobrimos que apenas 41% dos entrevistados relatam ter confiança de que o conhecimento documentado de sua empresa é a informação mais atualizada e confiável. Apenas 12% relatam que estão completamente confiantes. Embora a maioria dos entrevistados diga que os funcionários têm acesso à experiência de que precisam, a profundidade desse suporte é limitada.

Problemas de longo prazo à parte, é notável que o trabalho remoto não tenha necessariamente um efeito negativo na inovação e na criatividade. “Restrições estimulam o pensamento criativo”, aponta Thompson. “Trabalhar dentro dos limites nos leva a resolver problemas de maneiras que não resolvemos se tivéssemos as rédeas soltas. No geral, as plataformas de reuniões virtuais impõem mais restrições à comunicação e colaboração do que as configurações presenciais. Por exemplo, com o pressionar de um botão, os facilitadores de reuniões podem controlar o tamanho dos grupos de discussão e impor restrições de tempo; apenas uma pessoa pode falar de forma inteligível de cada vez; os sinais não verbais, particularmente os abaixo dos ombros, são diminuídos; os “arranjos de assentos” são atribuídos pela plataforma, não por indivíduos; e o acesso visual a outros pode ser limitado pelo tamanho da tela de cada participante. Essas restrições ambientais provavelmente levarão os participantes além de suas formas usuais de pensamento, aumentando a criatividade”

 

retrato de uma mulher transgênero feliz usando laptop em casa - trabalho remoto - fotografias e filmes do acervo

fonte: forbes

Quer receber notícias da Femap direto no seu celular?

Estamos no Telegram ?

Fique por dentro de vários assuntos , voltado para Propriedade Intelectual , Empreendedorismo , Gestão de Negócios e Muito mais ?

Se inscreva agora mesmo na nossa Bio ?

#CURTAECOMPARTILHE #FEMAP2022  #FEMAPMP #FEMAP #FEMAPGESTÃO

Telefones

11 2675-2220 / 11 2096-4961

Whatsapp

11 91780-9192 \ 91765-7653

FEMAP © 2023 Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Contato via Whatsapp
Close and go back to page