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Como as pessoas pesquisam e de que forma as marcas impacta no mercado Brasileiro .

20 Junho 2022

Antes mesmo da pandemia chegar e transformar nossas vidas, já era possível notar mudanças em relação ao ecossistema digital, e o que as pessoas pesquisam no Google é um indicativo disso.

Mas a obrigatoriedade do isolamento social acelerou o processo de digitalização, dessa forma, aceitamos por força e condição algumas desvantagens e abrimos fronteiras digitais. Agora, as marcas  precisam estudar novamente seus clientes e conhecer suas novas necessidades. Não há mais como ignorar o digital.

Podemos começar pela intenção de busca, sendo que há quatro tipos: informacional, navegacional, comercial e transacional. Ao analisar dados levantados pela Semrush no mercado brasileiro, nota-se que palavras-chave informacionais compõem 70,1% dos termos de pesquisa exclusivos empregados pelos usuários, seguido por 13,8% transacionais, 8,7%  navegacionais e, por último, 7,4% comerciais. Isso mostra que cada vez mais o objetivo do usuário é encontrar informação na internet. Ou seja, como criadores de conteúdo, precisamos entregar informação de qualidade e atender essa #necessidade.

Também podemos analisar o comprimento ou a contagem de palavras. Por exemplo: em 2021, 61% das pesquisas tinham de três a cinco palavras. Embora pareça pouco, 3 palavras já podem especificar muito uma busca, o que indica que o usuário sabe melhor o que quer, ou rapidamente lapidar sua busca a partir de termos mais amplos. Nesse ponto, podemos entender que responder buscas específicas é uma forma importante de qualificar conteúdos e #informações, atribuindo mais utilidade àquela página ou artigo.

elegância mulher usando laptop em um escritório ou em casa - email marketing - fotografias e filmes do acervo

A importância de mapear e conhecer bem a sua persona

Essas duas informações acima são apenas a ponta de um iceberg muito maior que representa as características de comportamento e dúvidas que cada persona tem.

Persona é a representação de um cliente ou público-alvo ideal de determinada empresa, marca, campanha ou produto, trata-se de um personagem baseado em dados que resumem características comuns dos seus potenciais clientes.

jovem em um escritório doméstico - email marketing - fotografias e filmes do acervo

Fato é que, sem entender para quem você deseja se comunicar, você nunca estabelecerá comunicação. Sem saber as dúvidas da sua persona, quais as palavras que ela digita no Google para se informar, você não entregará informações relevantes e nem ajudará ela a tomar melhores decisões.

De modo geral, o usuário pesquisa por mais informações que esclarecem suas dúvidas e fazem isso através de perguntas e são relativamente específicas (usam de 3 a 5 termos). Mas quais são as dúvidas mais frequentes que o nosso usuário faz em relação à nossa solução?

Será que ele tem dúvidas sobre qual opção é melhor? Será que ele ainda pergunta sobre como resolver determinado problema e nem sequer conhece a solução? Ou será que ele deseja se informar melhor sobre os assuntos de modo geral antes de avançar numa aquisição? A resposta disso tudo está com seus clientes e na análise de dados do perfil da sua persona. Agora basta perguntar e pesquisar os melhores dados para compor as respostas.

                                                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

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